terça-feira, 11 de maio de 2010

Ser e Ter



Nas  comemorações  do dia das mães  fui convidada para  dar uma palestra ( na verdade  uma  conversa informal )  para mães de  adolescentes  infratores , em uma instituição de  ação  social .  Na conversa surgiu a pergunta sobre  os motivos  que levam jovens de  classe média  a ingressarem no submundo do crime ,  cometendo furtos , roubos  e  tráfico . Talvez  seja  pelo  mesmo motivo que  garotas  , também de  classe média ,  estejam adentrando  no mundo da  prostituição, como  garotas de programa . Essa  triste  realidade   tem sua origem nos valores que esses  jovens  assimilaram e  na  sociedade de consumo  .

E nós, como  estamos  educando nossos  filhos?  Que  valores  passamos  para eles,  principalmente  com nosso  exemplo?  SER e TER ,  eis a questão ... Ser para ter ou ter para ser? 
                                                                                                                                                            
Ser e Ter  é   um  documentário dirigido por Nicolas Philibert  cujo  título original é  "Étre et avoir"  . O documentário  acompanha os estudantes de uma  escola rural  da  França até  o último ano do ensino fundamental , dos  quatro aos  onze  anos de idade. O período mostra   crianças  em pleno processo de  formação e da  identidade pessoal , acompanhando-as em sua  transição  do universo familiar a um ambiente  no qual é  levado em conta  sua  individualidade,   respeito às  diferenças e  afetividade . O filme  mostra que educar  é  antes de  tudo mostrar  a  importância de Ser ... Ter é  apenas uma  consequência .

Educação na Aldeia  traz um  texto de  autoria do  Professor Paulo Martins, Mestre em História e doutorando em Cinema ,   que  trata   sobre o filme  e  a  questão  existencial que o permeia . Vejam o texto a  seguir ...

"A realização pessoal de qualquer indivíduo tem sempre em conta a sua profissão, seja ela qual for. Tudo depende do sentido com que encaramos o trabalho e quais os objectivos que pretendemos alcançar. Esta é a questão principal do filme “Ser e ter”.

A acção decorre nos anos 90, numa pequena escola francesa de província. Um professor concorrera para aquele lugar com um propósito bem determinado: ensinar. Era um desafio. Teria de leccionar na mesma sala para crianças muitos diferentes em idade, conhecimentos e até de raças, pois a mobilidade laboral já chegara à vila. As idades dos alunos variavam dos quatro aos onze anos.

O filme acompanha um ano lectivo. Com o passar do tempo, seguiremos o decorrer das quatro estações. No Verão, os alunos mais velhos iriam para o liceu. Os mais novos continuariam os seus estudos com a chegada das novas crianças… A intenção deste realizador foi revelar o mais autenticamente possível o que foi a vida do professor, como enfrentava as dificuldades que surgiam no dia a dia e como resolvia as disputas que surgiam entre as crianças. Retrata com esmero o modo como estabelecia a programação marcando os objectivos e prazos, como preparava as aulas tendo em conta as capacidades de cada aluno e o planeamento das actividades concretas que previa para as diferentes situações.

O professor tinha a noção clara de que não estaria ao lado destas crianças para sempre. Por isso, procurava criar e desenvolver a autonomia de cada um dos alunos, propondo-lhes trabalhos onde tinham de tomar decisões e revelar iniciativa. Estimulava-os também a irem ao quadro para vencerem o medo de serem gozados pelos colegas. E claro, conversava com cada um, ouvindo-os com tempo e com interesse, dando-lhes os conselhos que julgava apropriados.

No final o professor é entrevistado. São perguntas simples com respostas ainda mais simples, sobre a vida, a sua profissão, o ensino, pois o professor e os alunos são os próprios actores. Não há personagens, o que há são as próprias pessoas de carne e osso, mostrando uma humanidade que está no nosso poder construir. " ( Fonte: Educação na Aldeia )


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Ser e Ter ( Parte Final )

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