Deuses e deusas são arquétipos que se encontram na psique de todos nós, homens e mulheres , moldando nosso jeito de ser . Esses arquétipos são predisposições invisíveis e poderosas que atingem a personalidade e , por consequência , o trabalho e os relacionamentos . Compreendê-los pode ser uma chave para o autoconhecimento .
Mas não temos somente um arquétipo, todos os deuses e deusas estão no nosso psiquismo, uns mais , outros menos. Esses arquétipos mudam de acordo com a fase de vida e o momento que vivenciamos . Eu tenho três arquétipos (deusas ) que são muito presentes no meu psiquismo : Atena, Ártemis e Afrodite . Já houve fase de minha vida que o arquétipo predominante era Ártemis . Outra fase quem predominou foi Afrodite e agora eu vivo um momento Atena (este é apenas o meu arquétipo que agora predomina, mas em mim ainda há muito de Ártemis e Afrodite e um pouco das demais deusas) . Fiz o teste e o resultado confirmou que no momento Atena é minha deusa predominante . Encontrei no site Bolsa da Mulher uma página interessante sobre a deusa Atena . Vejam ...
Atena é filha de Zeus e Métis, a deusa da prudência e da medida. Daí sua relação com o cálculo e o conhecimento exato. Com medo de que a filha prestes a nascer fosse destroná-lo, Zeus engole Métis grávida que, contudo, continua a gestação dentro de sua cabeça.
Após enxaquecas terríveis, Atena nasce adulta da cabeça de Zeus, com uma espada e um escudo, e passa a lutar ao lado pai. É criada por ele, tornando-se a típica "filha do pai" e distante de sua mãe. Atena é a deusa da sabedoria, do ofício, da guerra justa e da inteligência (afinal, além de filha de Métis, nasceu da cabeça de Zeus).
Após enxaquecas terríveis, Atena nasce adulta da cabeça de Zeus, com uma espada e um escudo, e passa a lutar ao lado pai. É criada por ele, tornando-se a típica "filha do pai" e distante de sua mãe. Atena é a deusa da sabedoria, do ofício, da guerra justa e da inteligência (afinal, além de filha de Métis, nasceu da cabeça de Zeus).
A mulher Atena
Atena é amiga dos homens e admira a natureza masculina. Contudo, é uma mulher feliz consigo mesma e não sente necessidade de casar. Protege e briga em favor de alguém, se necessário, mas nunca acolhe e nem se deixa ser acolhida. É a mulher que pensa por si mesma, que "tem opinião", e por isto é vista com desconfiança no mundo regido pelos homens.
É uma deusa que possui muita habilidade com as mãos e no artesanato consegue combinar praticidade e beleza melhor que qualquer um. Atena representa as mulheres envolvidas no campo artístico e intelectual, sempre interessadas em assuntos políticos e com independência de ideias. Muitas mulheres de tipo Atena são executivas orientadas por um ideal de sucesso e poder, mais do que de carreira.
Trata-se de uma mulher que costuma chegar até o homem estrategicamente, e a sua sexualidade também é estratégica: ela é impaciente com os românticos, os calmos e os sonhadores, e possui dificuldade com a intimidade e a afetividade. Gosta de homens fortes.
Contudo, Atena não quer casar. Não é o outro quem vai fazê-la feliz, pois a felicidade já está nela. Atena representa um tipo de feminismo que não quer subjugar o homem, mas criar um novo mundo ao lado dele, ciente de que as diferenças entre homens e mulheres realmente existem e são palpáveis, com um complementando o outro.
A lição para as mulheres de natureza Atena é aprender a compartilhar sua intimidade com pessoas queridas e lidar melhor com os sentimentos e as emoções, para que esta ausência não se torne uma lacuna em suas vidas, mascarada pela sua independência e pelo seu sucesso.
E você? Qual sua deusa do momento ?
Faça o teste AQUI
ooOoo
Interação das deusas e dia das Mães
Agradeço a todas que compartilharam o resultado do teste comentando a respeito dos arquétipos femininos . Vejo que foram citadas apenas duas deusas , Atena e Afrodite . Mas devo lembrar que não somos somente um arquétipo, apesar de que em determinada situação ou momento de nossa vida, um deles predomine . O ideal é que todos os arquétipos coexistam em nossa psique de forma harmoniosa e equilibrada .
Assim como no mapa astral há o signo solar , o signo ascendente e o signo lunar, existem em nós três arquétipos - ou deusas - predominantes . A interação harmoniosa desses arquétipos é que nos faz plenas e realizadas. Se passamos a viver somente em função de um arquétipo e negligenciamos os outros , nosso Ser ficará fragmentado, não nos sentiremos plenas .
Portanto quando estamos focadas nas nossas atividades profissionais procurando realizar um trabalho , adquirir conhecimento e sabedoria , predomina Atena. Quando procuramos cuidar dos nossos relacionamentos e exercitar nossa vaidade , estamos vivenciando o arquétipo Afrodite . Quando procuramos estar em contato com a natureza , praticando atividades esportivas, convivendo com animais domésticos, exercitando nossa liberdade de escolha, somos Ártemis.Quando estamos administrando nosso lar, procurando o bem estar dos nossos filhos e companheiro, somos Hera . Quando exercitamos nossa religiosidade e/ou espiritualidade , somos Perséfone . E por aí vai ...
Todos os arquétipos femininos juntos formam a Grande Mãe ou Mãe Universal ( ou Espírito Santo ou Máter Virgo ou Matriz Cósmica ) .
No próximo domingo comemora-se o dia das mães . Aproveito para, desde já , desejar a todas vocês que comentaram ( Sonia, Lugirão, Naiara , Lis e Layla ) e aos demais visitantes , um dia das mães pleno de alegria .
No próximo domingo comemora-se o dia das mães . Aproveito para, desde já , desejar a todas vocês que comentaram ( Sonia, Lugirão, Naiara , Lis e Layla ) e aos demais visitantes , um dia das mães pleno de alegria .
* Post reeditado em 05/05/2010
ooOoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário