domingo, 2 de maio de 2010

Arquétipos Femininos ( deusas )


Deuses e  deusas  são  arquétipos  que  se  encontram   na psique  de  todos  nós,   homens e mulheres ,  moldando  nosso  jeito de ser .  Esses  arquétipos são predisposições  invisíveis e poderosas que  atingem a personalidade e , por consequência ,  o  trabalho e os relacionamentos . Compreendê-los   pode ser  uma  chave para o autoconhecimento . 

Mas   não temos   somente  um   arquétipo,   todos  os deuses e  deusas  estão no nosso psiquismo, uns mais , outros  menos.  Esses  arquétipos  mudam   de  acordo  com  a fase de  vida e o momento  que  vivenciamos .  Eu tenho três  arquétipos (deusas ) que  são  muito presentes no meu psiquismo : Atena, Ártemis e Afrodite .  Já  houve  fase de minha vida que o  arquétipo predominante  era Ártemis . Outra  fase  quem predominou   foi  Afrodite e  agora  eu  vivo um momento Atena (este  é apenas o meu arquétipo  que  agora predomina, mas  em mim ainda há  muito de Ártemis e Afrodite  e  um pouco das demais  deusas)  . Fiz o teste e  o resultado confirmou que  no momento  Atena  é  minha  deusa  predominante . Encontrei no site Bolsa da Mulher  uma página interessante  sobre a  deusa Atena  . Vejam ...


Atena, a deusa  independente

Atena é filha de Zeus e Métis, a deusa da prudência e da medida. Daí sua relação com o cálculo e o conhecimento exato. Com medo de que a filha prestes a nascer fosse destroná-lo, Zeus engole Métis grávida que, contudo, continua a gestação dentro de sua cabeça.

Após enxaquecas terríveis, Atena nasce adulta da cabeça de Zeus, com uma espada e um escudo, e passa a lutar ao lado pai. É criada por ele, tornando-se a típica "filha do pai" e distante de sua mãe. Atena é a deusa da sabedoria, do ofício, da guerra justa e da inteligência (afinal, além de filha de Métis, nasceu da cabeça de Zeus).

A mulher Atena

Atena é amiga dos homens e admira a natureza masculina. Contudo, é uma mulher feliz consigo mesma e não sente necessidade de casar. Protege e briga em favor de alguém, se necessário, mas nunca acolhe e nem se deixa ser acolhida. É a mulher que pensa por si mesma, que "tem opinião", e por isto é vista com desconfiança no mundo regido pelos homens.

É uma deusa que possui muita habilidade com as mãos e no artesanato consegue combinar praticidade e beleza melhor que qualquer um. Atena representa as mulheres envolvidas no campo artístico e intelectual, sempre interessadas em assuntos políticos e com independência de ideias. Muitas mulheres de tipo Atena são executivas orientadas por um ideal de sucesso e poder, mais do que de carreira.

Trata-se de uma mulher que costuma chegar até o homem estrategicamente, e a sua sexualidade também é estratégica: ela é impaciente com os românticos, os calmos e os sonhadores, e possui dificuldade com a intimidade e a afetividade. Gosta de homens fortes.

Contudo, Atena não quer casar. Não é o outro quem vai fazê-la feliz, pois a felicidade já está nela. Atena representa um tipo de feminismo que não quer subjugar o homem, mas criar um novo mundo ao lado dele, ciente de que as diferenças entre homens e mulheres realmente existem e são palpáveis, com um complementando o outro.

A lição para as mulheres de natureza Atena é aprender a compartilhar sua intimidade com pessoas queridas e lidar melhor com os sentimentos e as emoções, para que esta ausência não se torne uma lacuna em suas vidas, mascarada pela sua independência e pelo seu sucesso. 

E você? Qual  sua  deusa do momento ?

Faça o teste  AQUI

 ooOoo


Interação das deusas  e dia das Mães 

Agradeço a  todas  que compartilharam  o resultado do  teste  comentando  a respeito  dos  arquétipos femininos .  Vejo que  foram  citadas  apenas  duas  deusas , Atena e Afrodite .  Mas devo lembrar que não somos  somente um arquétipo, apesar de que em determinada  situação ou momento de   nossa  vida,  um deles predomine . O ideal  é que  todos os  arquétipos  coexistam  em  nossa psique  de  forma  harmoniosa e  equilibrada .  

Assim  como no mapa  astral  há  o signo solar  , o signo ascendente  e o signo lunar,  existem   em nós  três  arquétipos  - ou  deusas -  predominantes .  A interação  harmoniosa desses  arquétipos é que  nos  faz  plenas e  realizadas.  Se  passamos  a  viver   somente em  função de   um   arquétipo e  negligenciamos os outros , nosso  Ser  ficará  fragmentado, não nos sentiremos plenas . 

Portanto  quando estamos  focadas  nas nossas atividades  profissionais   procurando  realizar  um  trabalho , adquirir  conhecimento e  sabedoria ,  predomina  Atena. Quando  procuramos   cuidar dos nossos  relacionamentos  e  exercitar  nossa  vaidade ,  estamos  vivenciando o arquétipo Afrodite . Quando  procuramos  estar  em contato  com a natureza , praticando  atividades  esportivas, convivendo  com  animais  domésticos,  exercitando nossa liberdade de escolha,  somos Ártemis.Quando estamos  administrando  nosso  lar,  procurando o bem  estar  dos  nossos  filhos e  companheiro, somos Hera . Quando  exercitamos nossa   religiosidade   e/ou  espiritualidade ,  somos  Perséfone . E por aí  vai ...

Todos  os  arquétipos   femininos juntos   formam  a  Grande Mãe  ou  Mãe Universal     ( ou Espírito Santo ou Máter Virgo ou Matriz Cósmica )  .

No próximo domingo  comemora-se o dia das  mães .  Aproveito para, desde  já ,  desejar  a todas   vocês que  comentaram ( Sonia,  Lugirão, Naiara , Lis e Layla ) e aos  demais  visitantes  ,   um  dia  das  mães pleno de  alegria .

* Post reeditado em 05/05/2010

ooOoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando você sonha sozinho, com os olhos fechados, dormindo, esse sonho é uma ilusão. Mas quando sonhamos juntos, compartilhando o mesmo sonho, acordados e com os olhos bem abertos, então o sonho pode tornar-se realidade!"(Anônimo)

  © Arte Imita a Vida 2008/2010 template layla - Imagem banner: Beatriz Milhazes

Back to TOP