Hoje me senti um pouco culpada por falar de felicidade ( ver o post anterior) quando há nuvens negras e tanta tristeza rondando os noticiários . E me veio à mente aqueles versos do Vinicius de Morais ( ou do Tom Jobim? ) ..." Tristeza não tem fim , felicidade sim " .
Quando vejo as notícias na mídia fico triste, sim . E nesses últimos dias tenho entristecido com as notícias dos desabamentos causados pelas chuvas no Rio de Janeiro . Leio alguns blogs e muitos criticam o poder público , achando que não houve medidas preventivas. Tenho por princípio críticas construtivas.
Ouvi dizer que estão criando um Ministério para assuntos de catástrofes causadas pelas mudanças climáticas . Já chegou esse tempo, pois de agora em diante, de acordo com as previsões científicas, muitas catásfrofes acontecerão, como já estão acontecendo . Já foi noticiado sobre uma possível tsunami que atingirá a costa do nordeste e parte do norte brasileiro . Um vulcão situado nas proximidades da costa africana e que entra em erupção a cada duzentos mil anos, poderia causar o tsunami que afetaria a costa do Brasil . Pelo sim e pelo não, uma vez que a notícia tem origem no meio científico, não é o caso do poder público tomar a iniciativa de prevenir as consequências de uma possível catástrofe desse porte?
Temos como exemplo os terremotos que atingiram recentemente o Haiti e o Chile . No Haiti as consequências foram drásticas, o país ficou praticamente destruído e sua reconstrução demandará muito tempo. Não houve medidas preventivas . Enquanto no Chile, como a população estava preparada, apesar do terremoto ter sido de proporções semelhantes ao do Haiti, as consequências foram menores . Já está na hora do Ministério para Assuntos de Catástrofes Causadas por Mudanças Climáticas entrar em ação .
Fonte da imagem aqui
Clique aqui para saber sobre doações para as vítimas das chuvas no Estado do RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário