sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cor


Cor é a sensação recebida pelo cérebro, ao ser o olho estimulado por ondas de luz de diferentes comprimentos. Ondas longas produzem a sensação de vermelho; ondas de comprimento médio, produzem o azul; ondas curtas dão a sensação de violeta.

Toda cor visível ao homem, resulta de um comprimento ou de uma combinação de ondas de diferentes comprimentos. O papel branco, por exemplo reflete uma mistura de todos os comprimentos de ondas visíveis; as folhas verdes, por sua vez, refletem para os nossos olhos ondas de tamanho médio, absorvendo todas as demais. Superfícies negras, teoricamente, absorvem todas as ondas e não refletem aos olhos.

A cromoterapia foi estudada e aplicada na era de ouro da Grécia e no antigo Egito, nos templos de Heliópolis, na Babilônia e nas antigas civilizações da Índia e China. Hoje, novamente, os estudos sobre a cor se ampliam. Sabemos que a cor pode curar, acalmar ou irritar. Depois da descoberta da máquina Kirlian, das fotos mostrando a aura das pessoas, plantas e objetos, há mais aceitação da cromoterapia. A luz e a cor são vibrações provenientes do Sol, o doador de toda a energia e as cores são variações das freqüências das ondas de luz; a mais baixa vibração é vermelha e a mais alta é violeta.

As cores primárias, segundo Newton, são sete: Vermelho-Laranja-Amarelo-Verde-Azul-Índigo-Violeta. As três primeiras são consideradas cores quentes - o verde é a cor do equilíbrio - e as três últimas cores frias.
Podemos usar as cores na cura através de método interno e externo.
Interno - água ou alimento (banhado com a cor)
 Externo - aplicação da luz colorida (banho de luz - pirâmides coloridas)


Vermelho: O vermelho vivo, cor de sangue, é a cor de Kama (desejo) ; o vermelho no corpo emocional (na aura) do homem não evoluído é excitante. Para o trabalho de cura emprega-se o rubi, no qual há mistura de azul. O tom rosa que é a mistura do rubi e branco é empregado para harmonização. A cor rubi é grande energizante, tem efeito vitalizante, estimulante, excitante; é extroversa. Fortalece o sangue, melhora a circulação, elimina e previne a anemia, debilidade física, deficiência circulatória, resfriado, paralisia parcial ou total, eleva a temperatura. Quando se sentir cansado, desanimado, precisando de energia, é aconselhável usar roupa dessa cor para eliminar a depressão. Espiritualmente, o rubi fortalece o poder da vontade, supera a covardia. Quando usar luz vermelha para banho, usar em seguida a luz azul ou verde para neutralizar efeitos psicológicos irritantes.

Laranja: É uma cor equilibradora, combinação do amarelo e do vermelho, tendo efeito sobre o físico(vermelho) e sobre o intelecto(amarelo). Sua energia estimula os nervos, representa a alegria de viver. A cor laranja tem ação fortalecedora sobre as funções mentais e corporais, aumenta a energia física, dissipando depressões, desânimo. Estimula a ação do corpo etérico, induz à iluminação mental, fortalece a vontade, estimula os que sofrem debilidade mental, insegurança, falta de coragem. É tônico, regenerador.
Enfermidades que melhoram com o raio cor laranja: bronquite, tosse, asma crônica, reumatismo crônico, debilidade mental e física, epilepsia, depressões, desmaio, inflamação dos rins, falta de menstruação. Diminui a inflamação e elimina cálculos, hemorróidas.

Amarelo: O amarelo simboliza o grau de perfeição: é luz, alegria, sabedoria, felicidade. Desperta e estimula as faculdades mentais, irradia alegria e optimismo, ajuda a dominar a depressão, afecta o sistema nervoso. É usada para tratamento de azia e flacidez, prisão de ventre, todos os problemas estomacais, indigestão, diabetes, doenças do fígado, doenças da pele, hemorróidas, lepra. É a cor da sabedoria, do intelecto, criatividade, raciocínio e espiritual.

Verde: O verde é a combinação do amarelo (sabedoria mental), e do azul (cor da verdade, espiritual). Representa equilíbrio, harmonia, serenidade. Cor agradável, refrescante, tranqüilizante, estimula e cura, confere sentimento de segurança. Tem influência calmante sobre o sistema nervoso. O verde tem influência sobre: Problemas cardíacos, circulação, pressão sangüínea, úlceras, sífilis, dores de cabeça, restaura as pessoas cansadas, nervosas. É a cor do equilíbrio.

Azul Celeste: Azul, cor pacífica e relaxante, oferece paz e serenidade, elimina angústia e perturbações nervosas. O azul é um dos maiores anti-sépticos; sua luz é sedativa. O azul controla o centro do poder do verbo, que se manifesta pela voz. É uma cor que dá paz à mente preocupada e inquieta. Cortes e queimaduras são aliviados com o azul; é o antídoto contra envenenamentos, alivia todos os problemas da garganta, laringite, amigdalite, inflamações, rouquidão, etc. Reduz febre, varicela, sarampo, reumatismo agudo, vômitos, diarréia, cólicas, insônia, dores em geral, doenças ovarianas, inflamações dos olhos, desordens nervosas.

Índigo: A cor índigo tem a função de elevar a mente, vinculado ao que é artístico, belo, idealista. Serve para problemas dos olhos, inflamações dos ouvidos e no nariz, paralisia facial, enfermidade dos pulmões, asma, doenças nervosas, convulsões infantis, pneumonia, doenças mentais, obsessão e outras formas. É utilizado para anestesia e inflamações, para evitar a dor (não é hipnose). O Índigo é purificador da corrente sangüínea e da mente, controlas as correntes psíquicas dos corpos sutis. É recomendada para melancolia, manias, histeria, e para acalmar estados de excitação.

Violeta: Cor benéfica para os nervos desgastados. Como o azul, a cor violeta acalma e alivia neuroses. É definido como o raio do poder, tendo associação com a realeza. O púrpura, como um rei, governa seu país, a cor violeta-púrpura, no trono central (cabeça), governa a mente superior, o corpo, todas as células e tecidos. É utilizado na cura de enfermidades nervosas e mentais, doenças do couro cabeludo (caspa, calvície), doenças ovarianas, reumatismo, tumores, doenças dos rins e bexiga, purifica e desintoxica o sangue. 
Lilás : Lilás é um tom suave da cor violeta. É a cor da paz e do amor . Associado à elevação espiritual, o lilás acalma a mente e o coração e nos coloca em contato com o divino. Essa cor mantém toda a força do roxo ( violeta ) , considerado símbolo de poder e majestade, e é iluminada e suavizada pela pureza do branco. Como uma ponte entre o céu e a terra, os tons lilases purificam os ambientes e eliminam energias densas, criando uma atmosfera de sensualidade e intimidade. É considerado o tom feminino. Combina a suavidade do rosa com a tranqüilidade do azul. Cria um encantamento bem feminino. Essa cor sugere fantasia, sonho e mistério .Os tons lilases são ótimos para lugares onde se exerçam atividades ligadas ao universo da mulher.
Acende o romantismo . Como o rosa e o salmão, o lilás estimula o romantismo, o afeto e a sensualidade. "Diferentemente do vermelho, que desperta paixões intensas, a vibração do lilás é mais sutil, doce e amorosa", diz a cromoterapeuta Edelweiss Cagno. Da mesma forma que o cor-de-rosa, o lilás tanto pode suscitar sentimentos universais - o amor incondicional e o amor ao próximo - como o desejo sexual, não o puramente carnal mas o sexo amoroso e espiritualizado . Com muita doçura e suavidade, essa cor incentiva a intimidade entre os parceiros. Lingerie lilás é  extremamente  sensual .

Desperta a espiritualidade
 

Ao lado de outras gradações de roxo, como malva, ametista e violeta, o lilás está associado à fé, ao misticismo e à religiosidade. "Ele abre nossos canais espirituais e nos aproxima de Deus", afirma a cromoterapeuta Edelweiss Cagno, de São Paulo. Recomendada para locais de oração e meditação, a cor estimula o despertar da intuição. Por seu poder de limpeza espiritual, os tons lilases são utilizados em cromoterapia (técnica que usa luzes coloridas com finalidades de cura) para transformar energias negativas em positivas. "O lilás elimina padrões mentais pessimistas, que podem até prejudicar a saúde", explica Edelweiss. A exposição à luz arroxeada, segundo a especialista, nos ajuda a extravasar emoções contidas, como mágoa, raiva e medo. Nos ambientes, é preciso utilizá-la com critério. "Um abajur com lâmpada lilás bem suave tranqüiliza a mente, alivia a ansiedade e ajuda a queimar as energias negativas. Em excesso, porém, induz aos devaneios e dificulta o contato com a realidade", alerta a especialista.

Branco :o branco não é um raio de cor, sendo antes uma reunião de todas as cores. Essa luz penetrando no corpo do doente, em forma de vibrações, vai ser transformada na cor necessária para a cura. O organismo, ao receber a luz branca, afasta as vibrações pesadas, sem luminosidade, que o órgão doente emana.

Preto: Ausência de cor. Pode servir para proteção, uma vez que atua como um escudo de defesa de vibrações negativas . Pode indicar neutralidade . Em vestes indica seriedade ou sensualidade .

Cromoterapia
A cura pela cor, também é chamada Medicina Vibracional de freqüência superior às drogas alopáticas. No passado países como o Egito, Índia, China e Tibete escolhiam seus governantes pela cor de suas auras. Nós não temos consciência de que somos um todo energético. Conseguimos sentir uma sensação de paz e harmonia através da meditação e visualização criativa das cores. Chegamos a aprender o óbvio: qualquer pessoa pode usar as próprias energias para se equilibrar e, consequentemente, para se curar. Para os cromoterapeutas, o ser humano é um todo energético que vibra a determinadas freqüências e que só contrai doenças quando uma ou mais, das diversas energias que constituem este todo - sejam da mente, do corpo ou do espírito - estão fora do seu equilíbrio natural ou vibrando na freqüência errada, gerando então um desequilíbrio no todo.

Experiência que prova a influência das cores
Escolha três tomates do mesmo tamanho e ainda verdes. Embrulhe-os separadamente, cada um em um pano de cor: branco, vermelho e preto. Depois de uma semana, você verificará, que o tomate envolto no pano branco amadurece naturalmente; o do pano vermelho fica irritado e rajado de preto; o do pano preto seca e murcha, não amadurece, portanto, apodrece. Por isso, é recomendável usar sempre roupas claras, que emanam energia positiva, estimulando as vibrações do organismo.

Algumas dicas para as cores da roupa
Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.
Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.
Amarelo: para estimular a intuição e atrair dinheiro.
Laranja: para obter sucesso monetário.
Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.
Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade.
Violeta: para buscar inspiração e imaginação.
Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia.
Preto: elegância e afastar inveja (proteção).


***
Fonte de pesquisa : www.pilardeluz.cjb.net
Imagens : Banco de Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando você sonha sozinho, com os olhos fechados, dormindo, esse sonho é uma ilusão. Mas quando sonhamos juntos, compartilhando o mesmo sonho, acordados e com os olhos bem abertos, então o sonho pode tornar-se realidade!"(Anônimo)

  © Arte Imita a Vida 2008/2010 template layla - Imagem banner: Beatriz Milhazes

Back to TOP